Na década de 80 o café chegou a ser segunda mercadoria mais negociada no mundo em termos monetários, atrás apenas do petróleo. Atualmente, o Brasil ainda detém a primeira posição na produção de café.
Existem vários boatos de que o café faz mal para saúde, outros dizem que faz bem. Nesse sentido, já que tanta gente toma café, estarei destacando alguns benefícios que o café pode trazer para seus apreciadores.
- Café tira o sono: Vale ressaltar que o consumo elevado, pode afetar a qualidade do sono e agravar os sintomas de insônia, devido a cafeína. "cafeína faz com que o sistema nervoso seja acionado, levando as glândulas a liberarem adrenalina, o coração a bater mais rápido e o sangue a ganhar mais glicose, provocando aumento da concentração e estado de alerta", relata a nutricionista do programa de Educação Nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais. Geralmente os universitários que trabalham, o café é uma bebida essencial para conciliação dos estudos com o trabalho, assim como os caminhoneiros que ingerem alta quantidade para se manterem acordados.
- Cafeína deixa mais atento: a cafeína age sobre a descarga das células nervosas e a liberação de neurotransmissores e da adrenalina. Além disso, pode produzir substâncias que agem como fonte de energia no lugar do glicogênio muscular, fazendo com que o músculo fique mais resistente à fadiga. Como podemos ver, existem vários benefícios para quem consome café que podem contribuir para um melhor desempenho nos estudos e trabalho.
- Café ajuda a perder peso: o café ajuda a aumentar o metabolismo do corpo, facilitando a queima de calorias. Mas pelo amor de Deus, essa não é a melhor forma para perder peso, não vá viver apenas de café. A melhor forma para perder peso ainda é prática de exercícios atrelada a uma alimentação saudável. O café pode ser apenas um auxílio para que o metabolismo trabalhe mais rápido.
- Café pode melhorar a dor de cabeça: a cafeína de uma xícara de café forte pode auxiliar no alívio da dor, se ingerida nos primeiros momentos da enxaqueca. Segundo pesquisadores, o alívio ocorre, devido a cafeína ser uma substância vasoconstritora, que pode contribuir a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça. Nesse sentido, está explicado o motivo de muita gente recomendar tomar café quando está com aquela dor de cabeça, além de muitos medicamentos para dor de cabeça conter cafeína em sua fórmula.
- Café contribui na prevenção de doenças cardíacas: a publicação de um estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, em uma revista chamada "Circulation: Heart Failure", demonstrou que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de uma pessoa desenvolver insuficiência cardíaca. A cafeína age no controle dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo a oxidação do colesterol ruim (LDL). Além da cafeína, outras substâncias presentes na bebida, como os ácidos clorogênicos, podem reduzir a incidência de diabetes.
- Café melhora o humor: a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e age bloqueando os receptores de adenosina, situadas nas células nervosas. Mas se consumido em excesso, isso pode se transformar em irritabilidade e nervosismo. Agora segue uma dica, se você é daqueles que vive de mau humor, deve tomar uma garrafa de café por dia, quem sabe melhore seu humor.
- E claro, um cafézinho é indispensável nos dias mais frios, além de manter acordado, o café quentinho ajuda a esquentar o nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário