- No conto, a garota Dorothy usa sapatos prateados, que significa a prata sobrepondo o ouro, já que toda a estrada que ela seguia era feita de tijolos dourados.
- O Espantalho que é encontrado durante a viagem ajudava a protagonista solucionar problemas que surgiam durante a jornada. Na vida real, o espantalho representava a figura de um típico fazendeiro norte americano da época, que eram considerados irracionais pelas elites industriais.
- O Homem-Lata representa o trabalhador das indústrias do nordeste dos Estados Unidos, pessoas exploradas por corporações e grandes empresários, vistos como seres que não possuíam sentimentos e nem coração, não faziam nada na vida além de trabalhar para satisfazer suas necessidades básicas.
- O exército de macacos comandado pela Bruxa do Oeste representa os nativos e índios da América do Norte sendo colonizados pelos europeus. Em alguns trechos do conto é possível identificar falas dos primatas, dizendo que antes da chegada do homem, eles viviam num reino de paz, sem ter que trabalhar nem servir a ninguém.
- O Leão é associado ao maior nome do Partido Populista norte americano, William Jennings Bryan, um homem comunicativo e persuasivo, que convencia as pessoas com seus ideais, mas que na hora das eleições nunca provou ser realmente como se apresentava. Pra se ter uma ideia, o leão da vida real concorreu a presidência cinco vezes consecutivas e não venceu nenhuma delas.
domingo, 3 de novembro de 2013
Vida real e a história do Mágico de OZ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário