Perdidos e apavorados na escuridão da floresta, João e Maria encontram uma luz e correm até o local e se deparam com uma casa diferente, uma casa cheio de doces e guloseimas para saciarem sua fome. Como dizem o ditado: "quando a esmola é demais, o santo desconfia", uma bruxa má aparece e os sequestram.

Porém, o plano da bruxa viria água abaixo, pois as crianças espertas, descobriram o plano da bruxa e em um momento de descuido da bruxa, aproveitam a oportunidade para fugirem, jogando a bruxa no forno quente, ardendo em brasas.
Na versão dos Irmãos Grimm do século XIX, a história já começa mais trágica, pois as crianças não ficaram perdidas na floresta porque estavam brincando, nessa versão elas foram abandonadas pela própria mãe no meio da floresta, pois a família não tinha condições de criarem os filhos.

A bruxa em si, nunca existiu, a realidade é que o papel da bruxa se associa com o papel de alguns pais daquela época. Pois tais pais, se propuseram a sacrificar ou abandonar seus próprios filhos para evitar a fome ou apenas se alimentarem melhor.