Já pararam para pensar, para que serve e como se forma aquela meleca, que tem o nome de remela!?
O que é a remela?
Aquela meleca chata que dificulta a abertura dos olhos durante as manhãs, são chamadas remelas.
A remela é o ressecamento da mistura das lágrimas, sujeiras e gorduras. Geralmente é formada durante o sono e se acumulam nos cantos dos olhos.
O olho produz vários fluidos ao longo do dia, que serve para proteger nossa visão.
A lágrima que tem por objetivo lubrificar o globo ocular, é formada pela glândula lacrimal, composta por água, sais minerais, proteínas e gordura.
A glândula de Meibômio é outra glândula que possui grande culpa nessa formação, pois ela é responsável por produzir uma gordura responsável pela diminuição da evaporação da lágrima, evitando que o olho fique seco.
Quando piscamos, o excesso das secreções responsáveis por manter lubrificado e limpo nossos olhos, são empurrados para os cantos dos olhos.
Por fim, existe um duto nos cantos dos olhos, chamado de duto lacrimal, que absorve somente a parte líquida das secreções, restando apenas uma espécie de muco, composto de gordura e sujeira. Durante a noite, a produção das lágrimas são reduzidas, porém a glândula que secreta a suposta gordura continua. O duto absorve a parte líquida e o ressecamento desse processo acaba se transformando naquela meleca, chamada Remela.
Nesse sentido, a remela serve como um instrumento de limpeza final para os nossos olhos em marcha lenta, já que a produção da lágrima é reduzida. Sem a produção remela, nossos olhos amanheceriam sujos, cheio de impurezas e bactérias recebidos durante o dia. Como nosso corpo é perfeito, essas impurezas se acumulam no canto dos olhos para facilitar a limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário