Para entrar no clima de compras, vamos revelar a verdadeira história da Black Friday.
O que é a Black Friday?
Traduzindo a palavra do inglês, black friday, quer dizer sexta-feira negra em português.É uma campanha de vendas que tem por objetivo alavancar as vendas ofertando descontos especiais em vários produtos, tais como smartphones, TV, roupas, etc.
O evento acontece anualmente, na última sexta-feira do mês de novembro. É o último evento que antecede as compras natalinas, outra importante data para o comércio.
Aguardar a Black Friday para comprar com desconto aquele produto desejado a muito tempo, já virou uma tradição para muitos consumidores brasileiros. Apesar da forte propaganda, nem sempre todos os produtos estão por um preço mais barato do que outros períodos, então o consumidor deve pesquisar antes de sair comprando tudo o que vê pela frente. Uma forma eficiente para comprar produtos na black friday é acompanhar os preços em sites de comparadores de preços, tais como o Buscapé e o Zoom.
A verdadeira história da Black Friday
Originou-se nos EUA em meados da década de 90. Tradicionalmente, os consumidores norte americanos sempre vão às ruas após o feriado de Ação de Graças, pois é o período que da abertura das compras natalinas. Devido ao grande congestionamento de pessoas no comércio, os policiais locais da Filadélfia, acabaram apelidando a sexta-feira pós feriado de Ação de Graças de Sexta-Feira Negra, traduzindo para o inglês Black Friday. Foi em 1975 que o termo se popularizou nos EUA, graças a mídia, uma vez que artigos de jornais e revistas, começaram a usar o termo Black Friday, como referência ao período de loucura de compras.Para se terem uma ideia da grandiosidade desse período nos EUA, a data é o dia em que mais se fatura no comércio desse país, superando inclusivamente o Natal e outras famosas datas importantes.
A Black Friday no Brasil
A Black Friday no Brasil, assim como nos EUA ocorre na última sexta-feira do mês de novembro.No Brasil, essa tradição é relativamente nova, pois a primeira Black Friday realizada por aqui foi em 2010, e apenas lojas de e-commerce foram os participantes. Mesmo depois de alguns anos, a Black Friday ainda é mais popular nas lojas online, pois poucas lojas físicas brasileiras aderem realmente à esse evento de forma expressiva.
Devido a forte propaganda norte americana de consumo, em poucos anos, a Black Friday se tornou um sucesso de vendas em terras brasileiras também.
No entanto, a Black Friday brasileira ganhou uma má fama por empresas maquiarem os preços no período promocional, ou seja, as empresas aumentavam os preços antes de começar o evento e posteriormente ofereciam descontos de encher os olhos quando o evento realmente começar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário